A 24a semana de 2010, pode ter sido umas das mais interessantes do ano até agora.

Primeiro porque teve um feriado na China, segundo porque foi a primeira vez que passei meu aniversário em outro país, longe da família e amigos. Tá, isso não parece nem importante, nem interessante. Mas vou contar.

O feriado foi quarta-feira, dia 16 de junho.
No Brasil, o normal seria descansar no final de semana anterior (sábado e domingo – dias 12 e 13), trabalhar segunda e terça (dias 14 e 15), descansar quarta, e voltar a trabalhar na quinta.
Mas aqui não foi assim que aconteceu.
Aqui eles trocaram o sábado e domingo com a segunda e terça. Ou seja, trabalhei no final de semana e assim tive 3 dias consecutivos de descanso. Até parece melhor desse jeito, mas não é. Trabalhar de segunda a domingo não é bom. Pensar que eu estava trabalhando sábado e domingo o dia todo, foi triste.

Mas tudo bem, eu me concentrava em ter 3 dias seguidos livres e aí eu ficava feliz de novo.

O feriado era pra comemorar o “Dragon Boat Festival”. é uma data comemorada em vários países da Ásia, comemorado no 5o dia do 5o mês do calendário lunar. É tradiçao comer Zongzi, beber um tipo de vinho e competir com ‘Dragon Boats’.

Pra conhecher a história por trás do feriado, clique AQUI.

Zongzi é feito de arroz e algum recheio (geralmente carne ou algo doce – feijão doce é uma das opções😉 ), enrolado com folha de bambu e amarrado com barbante. Quando vi pela primeira vez, pensei: é a pamonha da China!
Detalhes importantes: tem bem mais arroz do que recheio, o arroz é bem grudado um ao outro. Igual uma pamonha mesmo, mas é menor e o formato é diferente também.

A parte legal desse feriado, foi participar na quarta-feira a tarde de uma competição entre estrangeiros promovida por uma escola de inglês onde estrangeiros dão aula.
Nós tinhamos que fazer zongzi. Quem fizesse o maior número em menor tempo, ganharia 1.000 yuan! OBA! Fui lá tentar.

Tinha umas chinesas explicando como fazer: “faça um copinho com a folha de bambu, coloque o arroz, pressione, feche com a parte de cima da folha, desse jeito aqui, tem que ficar em forma de triângulo, desse jeito, vire assim, assim, assim, pegue o barbante, segure uma ponta com a boca, enrole, enrole, de um nó e pronto.” Essa é a minha tradução, elas falavam em chinês e eu entendia as mímicas.


Tinha apenas 6 estrangeiros competindo, mas como fui muito perfeccionista com meus zongzis, fiquei em 3o lugar (junto com mais duas pessoas). O primeiro lugar ganhou 1.000 yuan, o segundo ganhou 800, os terceiros (3 pessoas) ganharam 500 yuan cada um.
Foi o dinheiro mais fácil que já ganhei, e ainda aprendi a fazer zongzi.

Depois da feliz e rica quarta-feira, fui trabalhar quinta e sexta. E pronto, tinha outro final de semana pela frente. E no domingo era meu aniversário.

Passar o aniversário longe de casa, tira um pouco da importância da data. Eu sei que não é importante pra você que tá lendo e nem me conhece direito, mas quero dizer que a data tem menos importância pra mim aqui, longe família e dos amigos. Entendeu?

Mesmo assim foi um dia ótimo, muito melhor do que eu esperava.

A Sophie, chinesa que mora e trabalha comigo, viajou no sábado, e deixou um presente e uma carta pra mim de presente. A carta é toda escrita em chinês e só pude entender o que a carta dizia quando ela voltou. Uma carta linda, mas eu preciso aprender o que está escrito pra ler sempre. Ela também mandou um arquivo de som, com sua voz gravada me desejando os parabéns, mas disse que não vai traduzir, que é fácil e que eu tenho que tentar descobrir. Hahaha.

Além disso ganhei presente da Joy, outra menina que trabalha comigo. E várias mensagens no celular e e-mail de parabéns!

Pra comemorar saí pra um barzinho no sábado (é, pro Kim`s bar) e depois ainda fomos pra outro bar-balada. Foi bem divertido, os gringos cantaram parabéns, e outras musiquinhas em inglês pra comemorar!

Exemplo de uma músiquinha fofa que um coral de gringos bêbados cantou:
“You are my Gabi, my only Gabi
You make me happy when skies are grey (when skies are grey)
You’ll never know dear, how much I love you
Please don’t take my Gabi away.”
😀

Domingo falei com a família na web, eles cantaram parabéns pra mim e fizeram eu apagar uma velinha! Mas não pude ve-los por muito tempo na câmera porque meu msn tava dando erro.
😀 Obrigada famíliaaa!

A noite fui jantar no Happy Panda, restaurante do Hilton Hotel aqui! Nossa é excelente, 165 yuan por pessoa e comida a vontade, pena que temos só um estômago. Comida japonesa, indiana, americana, macarrão, carnes, saladas, sobremesas… a vontade!!

Foi um dos meus melhores dias. Obrigada a todos que participaram dele!!