Que tem muita coisa diferente por aqui, todo mundo sabe, mas a pergunta que fica é: o que é diferente entre a China e o Brasil?

– Diversidade

Todo mundo aqui é estranhamente muito parecido: estatura média, olho preto e puxadinho, cabelo preto e liso. E isso é um choque para um brasileiro que tem contato diário com pessoas de todos os tipos: alto, baixo, loiro, moreno, negro, olho puxado, redondo, castanho, verde, azul… Eu não entendia o que era diversidade de raças até chegar aqui.


– Agachar


Eles agacham com muita facilidade. Ficam de cócoras pra fazer tudo: pra descansar as pernas, pra usar o computador que está em cima de um banco, pra fumar perto de um lixo, pra ver o movimento na rua, pra conversar com o amigo. E pra mim, ficar de cócoras é mais difícil que simplesmente agachar. Me sinto uma velha de 60 anos com a minha falta de habilidade!


– Abertura na calça


Os bebês e algumas crianças chinesas usam a calça com uma abertura no meio das pernas. Isso mesmo, “as vergonhas” ficam de fora! Já ouvi dizer que é um tipo de “higiene natural infantil“, mas também ouvi dizer que é pra mostrar que o filho é homem (é, machismo mesmo). O fato é que facilita o xixi, economiza fralda e no inverno deve fazer muito frio “nos países baixos”!

– Ser canhota
Usar a mão esquerda por aqui é um diferencial. Pouquíssimos chineses são canhotos, então sempre que alguém me vê comendo ou escrevendo eles fazem uma cara de surpresa e dizem: “Nossa voce é canhota! Aqui na China, as pessoas que usam a mão esquerda são mais inteligentes!” Eu explico que no Brasil isso não tem diferença nenhuma, mas aproveito esse meu diferencial!😉

– Enrolar o cabelo
Se no Brasil a maioria das mulheres gasta tempo e dinheiro pra deixar o cabelo super liso, aqui o esforço é para deixar o cabelo enrolado. E de preferência pintado de qualquer cor diferente de preto!

– O formato do olho e nariz
Como todo mundo aqui tem o olho puxadinho, ter o olho redondo é revelar que possui um passaporte de outro país! Um olho grande, redondo e verde é o que eu preciso pra chamar atenção em Hefei.
Como todo mundo aqui tem o nariz empinado, ter um osso ressaltado no meio do nariz é outro comprovante do passaporte! Tem gente aqui que faz cirurgia pra levantar a parte do meio do nariz… vai entender!!
Obs: Já me peguei observando os olhos de estrangeiros que vi na China. São tão lindos, tão grandes e redondos!

– Banheiro

A maioria dos banheiros aqui tem a privada no chão. No prédio que eu trabalho, no banheiro feminino tem uma privada normal e outra no chão e sempre vejo as chinesas escolhendo a privada no chão! Eu disse, a facilidade que eles tem de agachar é inacreditável mesmo!!

– Buzina
Se o veículo tem rodas, então tem que ter buzina. E quanto menor a cidade, mais ela é usada. Aqui em Hefei é uma sinfonia constante e irritante desse som o dia todo, porque os carros, motos, bicicletas e ônibus só sabem se comunicar assim. Acho que isso é falta de uma boa auto-escola, por isso agradeça a lei do Brasil que nos obriga a assistir milhões de horas de legislação.

– Sapato em casa
Tire os sapatos na porta de casa e coloque uma pantufa antes de entrar. Nem sempre é obrigatório, mas vi as pantufas na entrada de todas as casas que fui!

– Taxi

Alguns taxis aqui tem uma placa acrílica ou barras de ferro que separam o passageiro do motorista. Não são todos os taxis que tem isso, mas a primeira vez que vi achei muito estranho, porque se o motorista tem tanto medo assim dos passageiros é porque alguns chineses devem ser bem violentos, né?😀 Na verdade acho que não, mas ainda não entendi porque eles deixam aquela coisa horrorosa no taxi.

– Carnes


Aqui eles comem mais porco, frango e pato do que carne bovina.
O frango ou pato geralmente é com osso e pele.
A carne de porco sempre tem muita gordura.
É por isso que prefiro comer tofu e ovo, e beber leite de soja pra consumir proteínas. Ou seja, se você quer ser vegetariano mas não consegue porque a carne no Brasil é boa demais, vem pra China!!
(Sabe a cabeça da galinha ali na foto? Hoje eu almocei uma sopa que tinha essas partes do frango e eu peguei bem a cabeça. Desculpa mas eu não comi!!)

– Carne de cachorro
Nunca vi isso por aqui. Já perguntei sobre isso e eles me disseram que tem em algumas regiões da China, mas que não é muito comum. Além disso me disseram pra ficar despreocupada, porque os cachorros que eles comem não são os cachorros que vemos na rua e igual tem porco que é criado pra virar refeição, tem os cachorros específicos pra isso. Aham, tá bom!!

– Perfumes
Aqui eles usam perfume só de vez em quando e eu não tinha reparado nisso até me contarem. Dizem as meninas que só as mulheres mais modernas, fashion que usam e elas disseram que não gostam muito porque o cheiro é muito forte. E é verdade! Como ninguém aqui usa perfume, quando alguém perfumado passa por perto o cheiro contamina o ambiente, incomoda! No Brasil a gente sente tanto cheiro de perfume diferente, que o nariz acostuma.

– Arrotar e escarrar
Não sei como explicar o quanto é normal arrotar aqui. Várias vezes já levei susto e quis olhar com cara feia, mas lembrei que é normal e todo mundo é acostumado.
Escarrar é bem normal, mas não é todo mundo que faz isso. Nunca vi as pessoas que eu convivo escarrarem, mas na rua quase já cuspiram em cima de mim. Eu finjo que to achando normal, mas fico xingando mentalmente.

– Balada-bar e café da manhã
Eu já falei disso AQUI (procure nos asteriscos).

– Supermercado
Também já falei sobre isso AQUI.

Tem muito mais!! Mas eu continuo depois!!