Muitas pessoas me perguntam sobre a comida aqui e vou dedicar um post só pra falar disso!

Eu gostei muito. Tem comida com muita gordura, e outras não. Tem comida com muita pimenta, e outras não. Geralmente quem escolhe o que eu vou comer não sou eu. Primeiro porque eu não sei ler o cardápio e não é fácil para as pessoas aqui ficarem me explicando tudo, segundo porque sempre que eu vejo algum prato nas fotos e penso que é alguma coisa que conheço e gosto, eu erro!

– No café da manha já comi:
uma bolinha branca com alguma coisa doce no meio (vem congelada e é so colocar na égua quente por um tempinho que fica pronto) – é meio gosmenta mas é gostosa;
pão com margarina e suco de laranja – bem normal, mas a margarina é totalmente diferente;
aveia com água quente + bolachas + um copo de água quente pra beber – muito estranho isso, mas eu gostei;
bolinhas (que parecem pãezinhos) recheados com carne e brócolis + leite de soja – as bolinhas são gostosas, mas não pra comer de manhã;
e uma coisa (que parece um pastel) bem gorduroso, onde um era recheado com ovo e o outro com cebolinha – esse dia fiquei irritada por ter almoçado no café da manhã.

Geralmente compramos essas coisas no caminho para a empresa e o preço varia de 0,30 centavos a 1,00 real. Bem baratinho mesmo.

Obs: Ensinei a Sophie a passar margarina no pão de forma e depois dobra-lo pra não sentir o gosto da margarina. Expliquei como se faz um mixto quente e falei sobre como é comum comer pão, presunto e mussarela… ela não conhecia esse tipo de sanduíche!!

– Na hora do almoço, geralmente vamos em algum restaurantezinho aqui perto pra comer, e meus almoços variam de 2 a 5 reais (mas já vi pratos mais caros em restaurantes melhores que chegam a 20 reais).
No almoço já comi:
arroz com carne e verduras – não pense que é igual ao Brasil;
macarrão bem pálido, mergulhado numa tigela de água oleosa, com carne de pato e ovo de codorna – muito estranho… não gostei muito;
arroz + batata ralada + ovo com cebolinha – bem gostoso;
arroz + peixe frito com molho agridoce + sopa + ovo com cebolinha + ‘algo verde’ dentro de um molho escuro – Excelente!! Essa foi uma das minhas melhores refeições;
sanduíche com carne, ovo e alface – é igual nosso hamburguer, mas só a alface é exatamente igual.

A maioria das refeições tem muito arroz. E todo mundo come muito mesmo!!!

– No jantar geralmente paramos em algum restaurantezinho no caminho de casa.
Esses dias descobri que estava comendo uma sopa de galinha preta! Disseram que fazia muito bem pra saúde… tentei pensar nisso, nos benefícios que a sopinha traria para o meu organismo, mas não sei porque fiquei cheia, satisfeita e não quis mais comer.
Já comi lagosta + espetinho de carne de porco + espetinho de frango + batata com pimenta + milho cozido + cerveja (sim, tudo isso em uma única refeição! Era sexta-feira e a gente queria comemorar a chegada do final da semana).

Eu sempre falo ‘restaurantezinho’ porque eles realmente são pequenos (igual a maioria das lojas aqui), são meio sujinhos e feinhos também! Mas a comida é boa! Aliás, ando comendo muito, acho que vou engordar se não controlar a boca!!
Em um desses restaurantezinhos, no jantar, a dona do lugar começou a conversar com a gente e disse pra Sophie que em Hefei não tem muitos estrangeiros, e que eu era a primeira estrangeira que ela estava vendo. A moça ficava sorrindo e olhando pra mim, e eu fiquei comendo, sorrindo e olhando pra ela também (achando graça de mim mesma por ser o ‘alien’ da região). Contei isso pra confirmar o que eu disse sobre só ter chineses por aqui!

Perto do lugar que geralmente jantamos, tem uma praça e uma turma de alunos da terceira idade que ficam dançando música chinesa… É uma aula de dança de salão ao ar livre para a terceira idade. Também já vi pessoas em uma pracinha fazendo Tai chi chuan (estilo de arte marcial também reconhecida como uma forma de meditação em movimento). Acho bem legal isso, eles sempre se preocupam em fazer ou comer coisas que fazem bem pra saúde!
Tem muita coisa escrita aí em cima que, na minha opinião, contradiz minha última frase! Ou eu não entendo nada de alimentação saudável!😉

Obs1: Já aprendi a gostar de água quente nos dias frios! Quando o inverno chegar, vocês podem experimentar aí no Brasil!

Obs2: As refeições aqui em Hefei são mais baratas porque aqui é uma cidade relativamente pequena.