Pra quem ainda não sabe vou trabalhar em uma trading de produtos químicos, chamada Anhui Royal Chemical Company Ltd. A empresa compra produtos dos fabricantes e vende (exporta) para os consumidores ou distribuidores. Eles querem atingir o mercado da América Latina também, e é ai que eu entro! Simples assim. Mas isso exige conhecimento em comércio exterior, importação, exportação, taxas, câmbios, muitas siglas, entre outros.
Como eu nunca trabalhei com isso, estou aprendendo muito no meu dia-a-dia. Eu conhecia sobre esse assunto igual eu sei mandarim, ou seja, praticamente nada! Felizmente isso não foi empecilho para que eu viesse pra cá!

Segunda-feira, no primeiro dia de trabalho, acordamos e fomos para o escritório (uma caminhada de 25 a 30 minutos). As 11 horas fomos para a estação de trem, pegar um trem para Nanjing pra encontrar o nosso chefe, o Alan.
A estação é lotada, mas bem organizada. Tudo é escrito em chinês e isso me preocupou bastante porque se eu tivesse sozinha teria que saber onde devo ir pra entrar no trem, mas considerando que eu não sabia ler nada, e que pouquíssimas pessoas falam inglês, é bem provável que eu não chegaria no lugar certo!
O trem era daqueles bem rápidos, que chegava a 250km/hr, com poltronas confortáveis (sim, bem mais confortáveis que as do avião), ‘serviço de bordo’, e revistas (em chinês) para quem conseguisse ler.
Eu aqui sou igual criança, só fico vendo as fotos das revistas.

Como não deu tempo de almoçar, o Alan comprou dois sanduíches do KFC pra gente comer. Ai que delícia sentir o gosto e o cheiro do ocidente!! Não conheci nada da cidade porque entramos no carro e já saimos de viagem pra Shaoxing, a cidade que iríamos pra visitar um fabricante.
O que pude perceber de Nanjing é que é uma cidada mais desenvolvida, com muita gente, muitos prédios e muitos carros.

A viagem durou umas 5 horas, e foi bem interessante ver as rodovias, os pedágios, os postos de gasolina, a geografia, as plantações e as construções ao longo da viagem. Tudo é bem semelhante, mas é tudo diferente.

As rodovias são em pista dupla e bem mais amplas e bem cuidadas. Não se paga em todos os pedágios, em alguns você apenas pega um cartãozinho que cobra tudo de uma vez em um próximo pedágio. Os postos de gasolina são bem parecidos, mas as lojas de conveniência são bem diferentes, são mais modernas, limpas, grandes. Os banheiros também são fedidos.

Vi planícies e plantações (lindas!) de uma flor amarela que é usada para fazer alguma coisa que eu não sei (me falaram mas não lembro). Me perdoem!
Vi vários tipos de casas e prédios bem diferentes, mas não tirei foto de tudo! Me perdoem!

Chegando na cidade de Shaoxing fomos pro hotel QinWang. Excelente!! Entrem ai pra ver o luxo: www.qinwang.com.cn

Meu quarto no hotel

Utensílios para o chá... também no hotel! Não experimentei...

Vista do quarto do hotel

A cidade estava bem mais quente, cheia de gente, de carros e de luzes nos prédios (fico igual criança olhando!). Tinha muita gente fazendo comida na rua (tem muito aqui em Hefei também), e o cheiro da cidade é o cheiro da comida que eles fazem! Adorei essa cidade!

Saimos para jantar num restaurante ali perto, muito bom também! Cada mesa fica dentro de uma sala, e descobri que quem senta virado pra porta é quem vai pagar a conta. Serviram muita comida: peixe, vegetais, frango frito, cogumelos, carne, pepino, vagem, cana, melância e outras coisas que não lembro. Foi difícil comer tudo com pauzinhos, eu confesso! Sabe aquele peixe assado, com um pouco de espinho, bem macio e com caldo? Comi com pauzinhos! Sabe aquele pedaço de frango, com osso que comemos nos churrascos? Comi com pauzinhos!
Pra acompanhar, bebi suco de milho quente (além do chá, é claro). Eu nunca beberia isso se estivesse no Brasil, mas eu gostei muito desse suco! Podem acreditar! Talvez quando eu voltar pro Brasil ele vai ficar ruim de novo, não sei! hehehe

No outro dia de manhã, acordamos cedo pra tomar café e viajar mais uma hora até a fábrica. Sobre o café-da-manhã e a minha reunião de negócios eu conto no próximo post!

Estou adorando os comentários! Obrigada e continuem!!