Depois de uma aulinha de mandarim no Youtube, resolvi falar sobre o Ano Novo Chinês.

Comemorado (antecipadamente) nesse final de semana em São Paulo, o Ano Novo ou Ano Novo Lunar ou ainda, Festival da Primavera, é comemorado na China dia 14 de fevereiro de 2010.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram, Buda em agradecimento os transformou nos signos da Astrologia chinesa: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o javali.

2010 é o ano do Tigre! O tigre no calendário chinês é o terceiro dos signos, representando fundamentalmente a coragem.

Eu descobri que meu signo no horóscopo chinês também é Tigre!! Posso dizer que esse é o meu ano??😀

A semana em que se comemora o ano novo chinês é o período de reunião familiar, abundância de comida, lanternas vermelhas e fogos de artifício.

Segundo a lunachina.blog.uol.com.br, o ano novo chinês é uma junção do (nosso) Natal, Ano Novo e Festa Junina:

“Lembra o Natal porque é a celebração anual mais importante, quando todas as famílias ficam juntas, comem do melhor e com fartura. Lembra o Ano-novo porque tem a passagem de ano e grandes comemorações à meia-noite. E, finalmente, tem uma (grande) pitada de Festa Junina porque há celebrações em todos os parques e praças com centenas de barraquinhas de comidas típicas, doces e todos os tipos de jogos (em que é possível ganhar uma prenda). Para completar, também há apresentações de danças típicas. Pronto! Tá aí! Assim é o tradicional Ano-novo lunar chinês!”

Feliz Ano Novo!!!