Muita gente anda me perguntando se eu vejo os jogos da copa, onde eu assisto e como é assistir aos jogos aqui na China.

Eu assisto a maioria dos jogos em um barzinho, perto da minha casa com vários outros estrangeiros.
O bar é de um australiano, que vive com uma chinesa e tem uma filha que é uma gracinha!!
Ele é professor de inglês durante o dia, e cuida do bar a noite. Não é um lugar grande, mas é aconchegante e ainda tem sanduíches e hot-dogs estilo ocidental!

Kim's Bar - Hefei


Kim's Bar - Hefei


As vezes vejo alguns jogos na minha casa mesmo, num canal que passa todos os jogos. Todos narrados em chinês, claro.
Até no placar, os nomes dos times estão escritos em caracteres, e isso significa que descobrir quem tá jogando é bem mais difícil.
Depois de cada jogo tem um programa para discutir como foi a partida e quais foram os melhores e piores momentos. Mentira minha, a última parte eu inventei, porque é tudo em chinês e eu não entendo. Mas é verdade que tem o programa para comentar sobre o jogo.

O primeiro jogo do dia geralmente é às 7e30 da noite, o segundo às 10 e o terceiro às 2e30 da manhã.

Assisti o primeiro (e entediante) jogo do Brasil na minha casa, quase dormindo. O segundo eu não assiti porque no outro dia eu tinha que trabalhar, e preferi dormir.
Enquanto o Brasil continuar ganhando, vou estar feliz!

Aqui os chineses acompanham alguns jogos, mas NADA comparado ao Brasil. Ainda mais porque a China nem tá participando, né?
Pra vocês entenderem melhor, acho que posso dizer que a Copa na China está para as Olimpíadas de Inverno no Brasil. Tem um canal que mostra, tem gente que assiste mas não faz diferença nenhuma na vida das pessoas.

Kim's Bar - Hefei


O bom aqui é conhecer pessoas de diferentes países e torcer contra ou a favor de alguém que tá sentado do seu lado.
Pra animar a nossa copa, nós gringos na China fizemos um sorteio de países. Pra entrar nesse sorteio cada um pagou 100yuan e cada um tinha direito de pegar dois papéis/países. Eu fiquei com a Alemanha e Gana. Se um desses times ganhar a copa eu ganho 1.000yuan, se ficar em segundo lugar eu ganho 500 yuan e se for o país que mais fez gol durante a copa ganho 100.
Quando o Brasil não está jogando eu torço pra esses times ai, e se algum deles ganhar a Copa eu também vou ficar feliz! ;)

